Eu na Trilha para chegar a fumaça

5 cachoeiras no Brasil. Potencial turístico enorme e belezas infinitas. Assim pode ser resumido o Brasil. Praias, florestas e rios são apenas alguns dos atrativos que o ecoturismo do País oferece. Mas você já pensou nas cachoeiras?

Em algum momento da sua vida, você se aventurou em tomar um banho revigorante de cachoeira em uma cidade afastada da sua capital. Por isso, o Ministério do Turismo reuniu cinco exemplos que valem a pena ser visitado e contemplado. Confira abaixo:

Fumaça – Bahia

Segunda maior cachoeira do Brasil – atrás apenas do Eldorado, no Amazonas – com aproximadamente 340 metros, é um dos pontos mais visitados do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Para chegar até lá é preciso fazer uma boa caminhada de seis quilômetros. Caso tenha medo de se perder na trilha, é possível contratar guias acompanhar o início do percurso.

Pela proximidade, é mais recomendável se hospedar no Vale do Capão ou nos Lençóis, sendo que o este é mais indicado, pois tem melhor infraestrutura de hospedagem e serviços. O segundo município em questão, porém, está a 70 quilômetros de distância do começo da trilha para a Cachoeira da Fumaça.

Tabuleiro – Minas Gerais

A falta de praias não é problema para os mineiros. A maior cachoeira de Minas Gerais, com 273 metros, é tida como uma das sete maravilhadas da Estrada Real e reúne nos arredores quedas d’água menores e lagos, bem como um grande poço repleto de paredões de rochas. Localizada a 19 quilômetros do município de Conceição do Mato Dentro, é preciso andar até 90 minutos para chegar à cachoeira. Lá, ainda há opções adicionais de ecoturismo, como as trilhas e cachoeiras de Três Barras e Rabo de Cavalo.

Salto São Francisco – Paraná

Quase vizinha das Cataratas do Iguaçu, a cachoeira Salto São Francisco está situada na cidade de Prudentópolis. Para chegar ao local, tenha em mente que o veículo irá se sujar na estrada de terra. Mas valerá a pena, pois sua altura chega a 196 metros, mais que o dobro do Iguaçu, com 82 metros.

Caso tenha interesse em visitar mais pontos como esse, a cidade paranaense possui mais de 100 cachoeiras com altura entre 80 metros a 200 metros. A Salto São João é indicada para uma visita, mas seu acesso é feito por trilhas que partem de propriedades particulares. Os governos municipal e estadual, no entanto, iniciaram a construção de uma via e um mirante.

Salto do Itiquira – Goiás

A cerca de 120 quilômetros de Brasília, a cachoeira tem acesso por trilha pavimentada. Menos rústica, sua estrutura oferece estacionamento, banheiros, restaurante, parque infantil e áreas para banho ao longo do rio. A queda d’água integra o Parque Municipal de Formosa, cuja entrada custa R$ 10. Mais tranquilo para caminhar, o percurso a pé é feito em até 15 minutos.

Caracol – Rio Grande do Sul

Cartão-postal de Canela, cidade vizinha de Gramado, a cachoeira tem 131 metros de altura e integra o parque estadual do Caracol. A vista da cidade pelo mirante é indicada aos visitantes, que encontram vegetação fechada nos arredores. Além do contato com natureza, a ida à Catedral de Pedra é sugerida aos turistas.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previous Story

Corra até Cansar...

Next Story

Top 10 Melhores Destinos de Compras no Mundo

Latest from América do Sul

Salta na Argentina

Salta na Argentina. Situada bem no topo da Argentina, no Vale de Lerma, a noroeste do