Túmulo de Maria em Israel

///

Túmulo de Maria em Israel. Muita gente não visita, e passa batido no caminho entre Getsêmani e a cidade velha dentro das muralhas. Olha eu na foto a frente do lugar.

Na real, o Novo Testamento não diz nada sobre a morte e o enterro de Maria, a Mãe de Jesus, mas uma forte tradição cristã coloca sua tumba em uma igreja pouco iluminada ao pé do Monte das Oliveiras.

A grande cripta que contém a tumba vazia na Igreja da Assunção é tudo o que resta de uma igreja do início do século V, tornando-a possivelmente o mais antigo edifício religioso quase completo em Jerusalém.

A localização do túmulo de Maria fica do outro lado do vale de Kidron, perto do portão de Santo Estêvão, nas muralhas da cidade velha de Jerusalém, pouco antes do Getsêmani.

A Igreja da Assunção fica parcialmente abaixo do nível da estrada principal Jerusalém-Jericó. É alcançado por uma escada que leva a um pátio aberto.

A entrada é através da fachada de uma basílica dos cruzados do século XII, que foi preservada intacta. À direita, uma passagem leva à Gruta do Getsêmani.

Túmulo assemelha-se ao Santo Sepulcro

Uma ampla escada cruzada de quase 50 degraus leva à cripta. No meio, à direita, há um nicho dedicado aos pais da Virgem Maria, Anne e Joachim. Esta pequena capela era originalmente o local de sepultamento da rainha Melisande, filha e esposa dos reis cruzados de Jerusalém, que morreu em 1161.

Quase oposto é um nicho dedicado ao marido de Maria, São José. Aqui, três mulheres ligadas aos reis cruzados foram enterradas.

Sharm El Sheikh

A cripta, grande parte cortada em rocha sólida, é escura e sombria. O cheiro do incenso enche o ar, o teto é enegrecido por séculos de fumaça de vela, e as lâmpadas de ouro e prata pairam em profusão.

À direita, em uma pequena edícula abriga um banco de pedra sobre o qual se acredita que o corpo de Mary estava deitado. A edícula é ricamente decorada com ícones ortodoxos orientais, castiçais e flores, mas o interior é vazio.

Aberturas estreitas nos dois lados permitem acesso e três furos na parede da tumba permitem que os peregrinos toquem no banco.

Como os engenheiros do imperador Constantino cortaram a rocha ao redor para isolar a Tumba de Maria no meio da cripta, sua aparência se assemelha fortemente à tumba de seu Filho na Igreja do Santo Sepulcro.

Inundações em 1972 permitiram escavações do arqueólogo Bellarmino Bagatti, que concluiu que o local onde Maria havia sido enterrada estava claramente localizado em um cemitério usado durante o primeiro século.

Várias Igrejas compartilham o lugar

A igreja pertenceu aos franciscanos católicos de 1363 até 1757. Quando foram expulsos, ela passou para as mãos das igrejas ortodoxas orientais.

A Igreja Ortodoxa Grega agora compartilha a posse com os Ortodoxos Armênios. Os ortodoxos siríacos, os ortodoxos coptas e os ortodoxos etíopes têm direitos menores.

Os muçulmanos também adoram aqui. Na parede à direita do túmulo de Maria, encontra-se um nicho mihrab posicionado na direção de Meca. Foi instalado após a conquista de Saladino no século XII.

O local é sagrado para os muçulmanos porque eles acreditam que Maomé viu uma luz sobre o túmulo de sua “irmã Maria” durante sua Viagem Noturna a Jerusalém.

Os primeiros escritores descrevem a morte e o enterro

O Novo Testamento não diz nada sobre o final da vida de Maria, mas várias fontes apócrifas primitivas, como Transitus Mariae, descrevem sua morte e enterro em Jerusalém.

Essas obras são de autenticidade incerta e não são aceitas como parte do cânon cristão das Escrituras.

Mas, de acordo com o estudioso bíblico Lino Cignelli, “todos eles são rastreados até um único documento primitivo, um protótipo judaico-cristão, claramente escrito dentro da igreja mãe de Jerusalém em algum momento do segundo século e, com toda probabilidade, composto para uso litúrgico no túmulo de nossa senhora.

“Desde os primeiros tempos, a tradição atribuiu a autoria do protótipo a um Lucius Carinus, considerado um discípulo e companheiro de trabalho de São João Evangelista.”

Pelos cálculos de Transitus Mariae, Maria não teria mais de 50 anos no momento de sua morte.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previous Story

5 principais arrependimentos das pessoas em seus leitos de morte

Next Story

Vila Grokos em As Crônicas de Ivi

Latest from Asia

Metro de Moscou

Metro de Moscou. Os sistemas de metropolitano são muitas vezes considerados elementos característicos do desenvolvimento económico,

Fiji

Com mais de 300 ilhas, neste arquipélago ainda é fácil encontrar praias desertas e águas límpidas,

Oceano Pacífico

Oceano Pacífico, considerada maior massa marítima da Terra. Suas águas banham o leste da América, a Ásia e a Austrália,