Exposição Hitler e os Alemães – Nação e Crime em Berlim

Home/Destinos/Europa/Alemanha/Berlim/Exposição Hitler e os Alemães – Nação e Crime em Berlim

Exposição Hitler e os Alemães – Nação e Crime em Berlim

Exposição Hitler e os Alemães – Nação e Crime em Berlim. Em 2010 durante nossa visita ao Museu Alemão tivemos a sorte de visitar uma polêmica exposição que prometia tentar explicar a fascinação dos alemães por Adolf Hitler. Posso considerar que foi amostra que mais me impactou em um museu até hoje. Não porque eu ache Hitler um cara superlegal, ou por ter achado certo o que ele fez. Mas a história da guerra me incomoda desde que sou adolescente. E tudo que estava ali diante dos meus olhos nunca havia sido mostrado em publico.

Na época eles achavam que a exposição pela primeira vez de tanta coisa guardada a sete chaves pudesse se transformar em um centro de peregrinação de neonazistas por conta da quantidade de objetos expostos. Eu li numa entrevista um de seus curadores, Hans-Ulrich Thamer, defender a mostra afirmando que pessoas com ideologia neonazista “não eram públicos de museus” e acrescentou que a exposição “não trata Hitler como um herói”, mas analisa sua figura a partir de “uma distância crítica”.

Com o título “Hitler and the Germans – Nation and Crime”ou Hitler e os Alemães – Nação e Crime, a exposição propõe uma reflexão sobre como praticamente todos os setores da sociedade alemã contribuíram para criar um culto ao ditador até os últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

Veja nas fotos que tirei os uniformes das SS e da Gestapo, bustos e fotografias de Hitler e uma coleção de medalhas nazistas se unem a textos e vídeos explicativos em um espaço de mais de mil metros quadrados no Museu de História da Alemanha. 

Dividida em três partes, a mostra expõe, por ordem cronológica e através de mais de mil objetos, os fatores que levaram Hitler ao poder, as estruturas de seu regime e suas políticas de extermínio e de expansão que desencadearam a Segunda Guerra Mundial.

Comments

comments

Did you like this? Share it:
Por |fevereiro 16th, 2020|Alemanha, Berlim, Destinos, Europa|0 Comentários

Sobre o Autor:

Leave A Comment