A Magia dos Hieróglifos Egípcios

Home/Destinos/África/Egito/Saqqara/A Magia dos Hieróglifos Egípcios

A Magia dos Hieróglifos Egípcios

EU EM 2019 – Dentro das instalações de Saqqara

A Magia dos Hieróglifos Egípcios será contato direto da minha viagem. Sim eu escrevo do Egito. E estou emocionado por os ver pela primeira vez, em um ponto/lugar/ocasião fora do turismo convencional. Em um dos meus textos aqui em MundodeChico.com digo: jamais imaginaria um dia os tatear. E quando os senti, é como se eles quisessem me passar algo além do tempo que foram feitos. 

Em 391 D.C, o imperador bizantino Teodósio I fechou todos os templos pagãos em todo o império. O Egito fazia parte deste império. E com esta ação se encerrou uma tradição de mais de quatro mil anos.

A antiga língua egípcia ficaria perdida por mais de 1500 anos, até que despertada de seu longo sono, quando descoberta a pedra de Roseta e ocorreu o trabalho de Jean-François Champollion (1790-1832). E hoje, em virtude de tanto registro, sabemos mais sobre a sociedade egípcia do que a maioria das outras culturas antigas.

Mas o que são Hieróglifos? Hiero, o script foi desenvolvido cerca de quatro mil anos antes de Cristo, e eram tão evoluídos que contemplavam um sistema decimal de numeração de até um milhão. Diferentemente de outras culturas, as figuras nunca foram descartadas ou simplificadas provavelmente porque são muito bonitas de se olhar. E… Os hieróglifos eram chamados pelos egípcios de “as palavras de Deus” e eram usados ​​principalmente pelos sacerdotes.

Esses símbolos cuidadosamente desenhados eram ótimos para decorar as paredes dos templos, mas para conduzir os negócios do dia-a-dia havia outro script, conhecido como hierático. Esta era uma caligrafia na qual os sinais eram abreviados ao ponto de abstração.

Os hieróglifos são escritos em linhas ou colunas e podem ser lidos da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Você pode distinguir a direção na qual o texto deve ser lido, porque as figuras humanas ou animais sempre estão voltadas para o início da linha. Além disso, os símbolos superiores são lidos antes do inferior. Enfim, quer mais? Não você não quer… não vai querer… 

Tentando Entender os Sinais…

Os sinais hieroglíficos são divididos em quatro categorias, eu fiquei atento a tudo que meu guia Mohamed explicou. Atentei e estudei tudo que pude… e mesmo assim fiquei perdido.

Os sinais alfabéticos representam um único som. Infelizmente, os egípcios tomaram a maioria das vogais como garantidas e não representavam como ‘e’ ou ‘v’. Portanto, talvez nunca saibamos como as palavras foram formadas.

Sinais silábicos representam uma combinação de duas ou três consoantes.

Sinais de palavras são figuras de objetos usados como palavras para esses objetos. São seguidos por um golpe vertical, para indicar que a palavra está completa em um sinal.

Um determinante é uma imagem de um objeto que ajuda o leitor. Por exemplo; se uma palavra expressava uma ideia abstrata, uma figura de um rolo de papiro amarrado e selado era incluída para mostrar que o significado da palavra podia ser expresso por escrito, embora não pictoricamente.

Para Saber Mais…

Em breve estará por aqui uma explicação sobre os Cartuchos, com vídeos e tudo mais. Quem sabe eu consiga dar uma ideia melhor. Enquanto isto. O que temos e o que você leu e viu aqui. 

Tem muito mais sobre minha viagem ao Egito aqui em MundodeChico.com. Está demorando um pouco para eu atualizar tudo. Estou emendando várias aventuras uma atrás da outra. Mas não perco a chance, e logo vou contando tudo. 

Mais Saqqara

Mais Egito

Outras cidades do Egito

Comments

comments

Did you like this? Share it:
Por |dezembro 12th, 2019|África, Destinos, Egito, Saqqara|0 Comentários

Sobre o Autor:

Leave A Comment