Tabgha ou o lugar onde Jesus multiplicou os pães e peixes

Home/Destinos/Asia/Oriente Médio/Israel/Galiléia/Tabgha ou o lugar onde Jesus multiplicou os pães e peixes

Tabgha ou o lugar onde Jesus multiplicou os pães e peixes

Tabgha ou Ein Sheva em hebraico, é uma pequena área na costa noroeste do mar da Galileia, que não fica longe do Monte das Bem-Aventuranças, de onde Jesus falou seu sermão mais famoso. Tabgha ou o lugar onde Jesus multiplicou os pães e peixes 

Tabgha ou Ein Sheva em hebraico, é uma pequena área na costa noroeste do mar da Galileia, que não fica longe do Monte das Bem-Aventuranças, de onde Jesus falou seu sermão mais famoso. 

Nos tempos antigos, Tabgha era conhecida como Heptapegon, que significa “Lugar das Sete Fontes”. Essas sete fontes produziam água quente, aumentando a produção de algas que, por sua vez, atraiam mais peixes. Os pescadores, portanto, se reuniram neste local em massa por conta disto por milhares de anos.

Peregrinos bizantinos também visitavam o Heptapegon para descansar sob as árvores frondosas e aproveitar a excelente pesca. De fato, dois dos três destinos de peregrinação da região estão relacionados à comida abundante. Veja só: 

o milagre dos pães,

peixes durante o ministério da Galileia de Jesus

e um café da manhã após sua ressurreição.

Igreja da Multiplicação

No local atribuído ao acontecimento do milagre, foi construída uma igreja bizantina para celebrá-lo, aproximadamente no ano de 350. A igreja foi erguida com a ajuda de “José, o Amigo”, um judeu rico de Tiberíades. A pedra que, de acordo com a tradição, foi utilizada no local para a preparação dos alimentos do milagre, foi colocada no meio para ser utilizada como altar. 

O Milagre da alimentação dos 5mil

Este milagre também é conhecido como “milagre dos cinco pães e dois peixes”, dado que João reporta que cinco pequenos pães de cevada e dois peixinhos, fornecidos por um garoto, foram utilizados por Jesus para alimentar a multidão. Ele aparece nos quatro evangelhos canônicos (em Mateus 14:13-21, Marcos 6:31-44, Lucas 9:10-17 e João 6:5-15).

De acordo com os evangelhos, quando Jesus ouviu que João Batista havia sido morto, ele recuou solitariamente para um local em Betsaida. A multidão seguiu Jesus a pé a partir das cidades da região. Quando Jesus desembarcou e viu a grande quantidade de gente presente, ele se compadeceu deles e curou seus doentes. Conforme a noite se aproximou, os discípulos chegaram até ele e disseram: “Este lugar é deserto e a hora é já passada; despede, pois, as multidões, para que, indo às aldeias, comprem alguma coisa para comer.”. Jesus respondeu: “Não precisam ir; dai-lhes vós de comer.”. Os discípulos retrucaram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes” e Jesus pediu-lhes que lhos trouxessem. 

Ele então ordenou ao povo que se sentasse na grama. Tomando os cinco pães e dois peixes e olhando para o céu, ele agradeceu e partiu os pães. Então ele os deu para os discípulos e eles os deram para o povo. Todos puderam comer e se satisfizeram, sobrando ainda aos discípulos doze cestos com pedaços de pão. O número dos que comeram era cinco mil homens, além das mulheres e crianças.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment