Como era a vida de Jesus em Nazaré?

Home/Destinos/Asia/Oriente Médio/Israel/Galiléia/Como era a vida de Jesus em Nazaré?

Como era a vida de Jesus em Nazaré?

Jesus cresce em Nazaré, uma cidade pequena e de pouca importância. Ela se localiza ao norte da Judeia, na região montanhosa da Galileia, ao oeste de um grande lago conhecido como mar da Galileia.

Talvez Jesus tenha 2 anos de idade quando José e Maria o levam do Egito para Nazaré, e parece que ele é o único filho deles. Mas, com o tempo, nascem seus meios-irmãos: Tiago, José, Simão e Judas. José e Maria também têm filhas, as meias-irmãs de Jesus.

É claro que Jesus tem outros parentes. Já falamos de Elisabete e seu filho, João, que moram muitos quilômetros ao sul, na Judeia. Mais perto, na Galileia, mora Salomé, que pelo visto é irmã de Maria, e assim tia de Jesus. O marido de Salomé é Zebedeu. Talvez os dois filhos deles, Tiago e João, sejam primos em primeiro grau de Jesus. Não sabemos se, durante a infância, Jesus passa muito tempo com eles. Mais tarde, porém, eles se tornam companheiros achegados de Jesus, servindo como seus apóstolos.

José tem de trabalhar muito para sustentar a família, ele é carpinteiro. José cria Jesus como seu próprio filho, por isso ele é chamado de “o filho do carpinteiro”. (Mateus 13:55) Ele ensina essa profissão a Jesus, que a aprende bem. É por isso que as pessoas dizem mais tarde sobre Jesus: ‘Este é o carpinteiro.’ — Marcos 6:3.

A vida da família de José gira em torno da adoração de Jeová. Obedecendo à Lei de Deus, José e Maria dão instrução espiritual aos filhos ‘sentados na sua casa, andando pela estrada, ao se deitarem e ao se levantarem’. (Deuteronômio 6:6-9) Há uma sinagoga em Nazaré, e podemos ter certeza de que José leva regularmente sua família para adorar a Jeová ali. Por isso, a Bíblia diz mais tarde que Jesus ia à sinagoga, “segundo o seu costume no dia de sábado”. (Lucas 4:16) Além disso, a família sente muita alegria sempre que viaja para visitar o templo de Deus em Jerusalém.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment