Floresta Nacional do Tapajós

Floresta Nacional do Tapajós

Floresta Nacional do Tapajós

Aventura e lazer na floresta. Que tal? A Floresta Nacional do Tapajós preserva espécies da fauna e flora da região, além de exibir belas cachoeiras e o próprio rio tapajós, com suas águas cristalinas e areia branca, o que o torna o local perfeito para atividades recreativas, como a Jungle Marathon, a maior maratona na selva.

Floresta Nacional do Tapajós

É sem dúvidas, um convite para novas experiências! A Floresta também abriga as comunidades tradicionais que mantém suas origens e tradições, respeitando os recursos naturais. É possível vivenciar o dia-a-dia dessas pessoas realizando atividades que vão desde a pesca artesanal até a produção de farinha de mandioca.

O melhor período para visitação

A FLONA pode ser visitada durante o ano todo, no entanto, o verão amazônico (que vai de julho a dezembro) é a época que favorece o surgimento das praias fluviais. Nesse período, o rio baixa e revela o cenário paradisíaco do local, formado por águas doces, transparentes e em tons de azul-turquesa. Durante o inverno, chove bastante na região e formam-se os igapós — áreas da Floresta Amazônica que se mantêm alagadas após as chuvas ou as cheias dos rios. Porém, é possível passear no meio da floresta a bordo de canoas conduzidas por experientes barqueiros. Se possível, visite a região nas duas épocas e vivencie todas as experiências que o local oferece.

As principais características da região

A FLONA é conhecida mundialmente por suas belezas naturais. O grande rio que leva seu nome banha as terras ribeirinhas e muda de tamanho e de cor ao longo do dia, proporcionando espetáculos incríveis aos turistas que visitam a região. Na época das cheias é possível passear de canoa entre suas palmeiras nativas e observar pássaros, jacarés e outras espécies de animais, enquanto no período das secas o rio desce e revela praias de areia branca e águas cristalinas, próprias para o banho. Ao subir a serra, o visitante pode admirar a floresta e suas grandes árvores, algumas centenárias como a frondosa sumaúma. A diversidade de espécies é enorme, com castanheiras, jatobás, andirobas e muitas outras, além de seringueiras cortadas na diagonal para extrair seu leite.

A importância da floresta

Além dos aspectos ambientais, a Floresta Nacional do Tapajós apresenta significativa riqueza sociocultural, formada por populações tradicionais responsáveis pelo manejo florestal sustentável em espaços reservados para esta finalidade. Como já mencionado, a região é uma importante UC (unidade de conservação) do país. Seu objetivo é o uso racional dos recursos naturais e a realização de pesquisas científicas, com destaque para os métodos de exploração sustentável de florestas nativas. O artesanato é outra importante riqueza da região. A comunidade que reside no FLONA produz diversos tipos de artigos, como colares de sementes, bolsas de couro ecológico, cestarias de palha, animais em madeira e móveis rústicos, além de mel e óleos vegetais.

Os principais passeios e atrações

Para quem gosta de manter contato com a natureza, a Floresta Nacional dos Tapajós é o lugar ideal. A unidade apresenta um imenso território formado por belas praias de água doce e uma grande variedade de paisagens, como rios, lagos, campos, morros, planaltos etc. São oferecidas atividades de trilhas e caminhadas, visitas a projetos comunitários e de pesquisa, banhos no rio, observação da fauna, passeios de canoa, flutuação e contato com a cultura local. Um guia acompanha os visitantes nas atividades realizadas na comunidade. Todas as atrações ficam ainda mais convidativas com o cenário paradisíaco que compõe a região. O roteiro todo é realizado por belas paisagens que abrigam ricas espécies da fauna e flora brasileira.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment