Bento Gonçalves

Bento Gonçalves

O_Mundo_e_Logo_ali_Bento_Goncalves_01_Passeio_de_Trem_04_Sec Turismo

Uma cliente amiga de Curitiba me pediu algumas dicas sobre Bento Gonçalves. Decidi rever as informações de minhas visitas por lá, também tudo que já aprendi em diversos cursos e feiras que frequento durante o ano.

Partindo pelo básico, devido aos milhares de imigrantes italianos provindos da região do Vêneto, a Serra Gaúcha foi provada a se transformar em uma grande surpresa, visto a aventura de se produzir vinhos num país tão tropical.  Se você acompanha meus blogs ( mundodechico.com e omundoelogoali.com ) deve ter percebido que depois dos trinta passei a gostar de vinhos, e já estive em muitos points de produção, cultivo e apreciação do néctar dos deuses. Vide minhas diversas passagens por Mendoza e sul do Chile.

O_Mundo_e_Logo_ali_Bento_Goncalves_01_vinhos_02 Almir Dupont

Pois bem, aqui no Brasil já estive em São Joaquim visitando a Villa Francioni, um projeto for a do possível em nosso país. Mas é em Bento que a ideia de se produzir vinhos ganhou escala, ao ponto da cidade se transformar na “capital brasileira do vinho”, devido suas marcas como a maior produtora de vinhos e derivados de uva do país.

O_Mundo_e_Logo_ali_Bento_Goncalves_01_vinhos_01_silvia TononPara se ter uma ideia, é por lá que estão a Salton, a Vinícola Aurora, a Miolo, a Casa Valduga, e mais de 70 pequenas vinícolas familiares. E tudo isto, tornou viável que a cidade fosse a primeira região do Brasil a ganhar indicação de procedência, qualificando a origem e o nível do Vale dos Vinhedos.

O_Mundo_e_Logo_ali_Bento_Goncalves_01_Passeio_de_Trem_01_Sec TurismoAcostumado a olhar para listas do que há de melhor em cada lugar, em Bento… no topo da parada estão vinícolas e mais vinícolas… para só depois aparecer um trenzinho… uma igreja. Apesar da origem cultural ser uma atração como em outras cidades construídas da imigração, não há como se desvincular de atividades intimamente ligadas à produção do vinho, com as casas produtoras sempre de portas abertas para visitação.

O_Mundo_e_Logo_ali_Bento_Goncalves_01_caminho_pedras_02 Almir DupontAlém do Vale dos Vinhedos podemos destacar outros passeios como os Caminhos de Pedra, o Vale do Rio das Antas e o passeio de Maria Fumaça ( como já disse um trenzinho ), que segue viagem por 23 km de Bento Gonçalves à Carlos Barbosa.

Você não pode perder!

Pipa-pórtico – Monumento de entrada da cidade, tem 17,35 metros de altura e representa uma pipa, condizendo com o apelido da cidade: “A capital brasileira do vinho”.

Caminhos de Pedra – Situado no distrito de São Pedro, o local é um atrativo por possuir casas antigas, a maioria de pedra, da época em que os primeiros imigrantes italianos vieram para a região nordeste do Rio Grande do Sul.

Maria-Fumaça – Passeio de trem partindo da estação de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi e chegando à Carlos Barbosa, num trecho de 23 km, com música e comida típica da região.

Fenavinho – É a Festa Nacional do Vinho, evento que conta com música, shows, comida típica e muito vinho.

Ponte Ernesto Dornelles – Ponte da RST-470 sobre o Rio das Antas que liga Bento Gonçalves à cidade de Veranópolis. É a maior do mundo com arcos paralelos.

Rafting – Descida de 12 km no Rio das Antas, com cerca de duas horas de duração.

Via del Vino – Um dos locais mais freqüentados e movimentados da cidade, localizada no centro da cidade, abriga a Casa Del Vinho, onde, em dias de Festa, acontece a distribuição do Vinho Encanado. O vinho sai das pipas e, através de canos, chega às torneiras de distribuição. Na Via Del Vino, defronte ao Palácio Municipal, está situada La Fontana, um chafariz onde jorra água na cor de vinho.

Museu Histórico Casa do Imigrante – Museu com um acervo com 3 000 fotos e quase 1 400 peças sobre a imigração italiana, é patrimônio histórico do município.

Centros de tradições gaúchass – CTG Laço Velho, CTG Herdeiros da Bombacha, CTG Gaudério Serrano, CTG Laços da Amizade, CTG Cultura sem Fronteiras, CTG Paisanos da Tradição, CTG Presilha da Serra, CTG

Bento Gonçalves em MundodeChico.com

 

Vamos Viajar?

Logo para Naiade - Naiade Preto e Branco para site
Convido você a conhecer a Naiade Viagens. Diferente de verdade, a empresa é admirada por seus clientes. Considerada no mercado como uma das primeiras Love Brands brasileiras, muitas das viagens da Naiade são personalizadas e os grupos mundo afora são especiais e únicos.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment