As Crônicas de Ivi – Quetzalcoatlus

////
Imagem para Ivi - Manual de Criaturas - Quetzalcoatlus 02
Quetzalcoatlus – Veja um deles segurando um filhote

As Crônicas de Ivi – Quetzalcoatlus

Quetzalcoatlus foi um pterossauro ( lembre-se não é dinossauro ) que viveu na América do Norte, durante o chamado Cretácico superior (84-65 milhões de anos). O seu nome deriva do deus asteca Quetzalcoatl, ou seja, uma serpente alada. O bicho pertencia à família Azhdarchidae, de pterossauros sem dentes, e foi o maior animal alado da história geológica da Terra, com cerca de 15 metros de envergadura alar para um peso de 200 quilogramas. Outra característica deste animal era o longo pescoço.  Até então, o recorde de envergadura para um animal alado pertencia ao Pteranodonte, outro pterossauro, com cerca de 10 metros.

Os primeiros fósseis de Quetzalcoatlus foram descobertos no Texas. Outros fósseis encontrados, do mesmo género, sugerem envergaduras ainda maiores, na ordem dos 18 metros, mas estes não se encontram bem preservados e a comunidade científica permanece céptica quanto a estes valores.

Através dos esqueletos conhecidos de Quetzalcoatlus, não está claro qual seria o seu modo de vida e foram propostas diversas interpretações. As mais coerentes sugerem um tipo de vida semelhante às garças, marabus ou ainda como os bicos-de-tesoura, embora estudos indiquem que fosse como as cegonhas atuais. O Quetzalcoatlus desapareceu na extinção K-T, juntamente com os restantes pterossauros e também com os dinossauros.

Abaixo veja a comparação de um deles com uma pessoa

Imagem para Ivi - Manual de Criaturas - Quetzalcoatlus 01

Para Saber Mais…

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previous Story

Montanha Russa Intimidator 305

Next Story

Os 10 melhores destinos dentro da Turquia

Latest from A Princesa e o Dragão