Recoleta

Recoleta

FMedina pelas ruas da Recoleta – 04.12.2009

A Recoleta é o bairro mais elegante da cidade. Aqui há bares e restaurantes famosos, galerias de arte e lojas de marcas. Para quem curte o turismo sinistro de visitar cemitérios, por lá também fica o famoso cemitério portenho cheio de personalidades, ex-presidentes e escritores.

Também funciona por lá o Centro Cultural Recoleta, um extenso mercado de artesanato. Incluisve aos sábados, domingos e feriados, funciona uma feira de artesanato e artistas de rua (frente da Igreja del Pilar.

Você pode chegar caminhando a partir da Praça San Martín e Rua Florida, caminhar pela Avenida del Libertador cerca de 10 quadras.

História do bairro

A área foi localizado o mosteiro dos monges recoletos. Foi também uma área de pomares e fazendas. O bairro da Recoleta começou em 1871 com a chegada de famílias ricas na zona sul da cidade. As famílias vieram para escapar da epidemia de febre amarela atingiu a bairro de San Telmo. As famílias construíram suas casas com estilos arquitetônicos franceses.

Recoleta. Turismo em Buenos Aires
Passeio del Pilar

Igreja Nossa Senhora de Pilar

A igreja foi construída em 1732 e os arquitetos foram Bianchi e Primoli. Este edifício é um dos melhores exemplos do barroco colonial da cidade. O altar é coberto por placas de prata do Peru. Os altares laterais são barroca germânica. Dentro, está uma velha imagem de San Pedro Alcántara. A torre foi, durante algum tempo, um dos pontos mais altos da cidade. Em 1936, foi declarada uma basílica e em 1942 o património nacional.

“Palais de Glace”

A partir de 1911 até 1921 funcionou aqui a primeira pista de patinagem sobre gelo que foi construída em Buenos Aires. Depois foi transformado em um elegante salão de tango. Atualmente, é um centro estatal de exposições de arte.

cemitério da recoleta
Cemitério da Recoleta

Cemitério da Recoleta

Cemitério da Recoleta é considerado um museu por dois motivos. Um deles é o grande número de obras de arte encontradas lá. A outra razão é porque, no cemitério estão os restos mortais de personalidades famosas da política, cultura, arte e ciência.

Centro Cultural Recoleta

O Centro Cultural foi inaugurado em 1980 no edifício que ocuparam o Mosteiro da Recoletos. As suas instalações incluem salas de exposições, um auditório, um cinema, um laboratório de som e imagem. O Centro oferece cursos e também possui um hotel para acolher os artistas que vêm à cidade para expor suas obras.

 

Centro Cultural Recoleta
Centro Cultural Recoleta

Museu Nacional de Belas Artes

O edifício foi construído em 1933 pelo arquiteto Dormal. O museu tem uma coleção permanente do setor e convidou outros colecionadores. Na coleção permanente podem admirar obras de Goya, Picasso, Rubens, Monet, Velazquez, Van Gogh, Gaughin, Regas, Rembrandt, Rodin e artistas nacionais, como Berni, Castagnino, Quinquela e Petorutti.

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional foi fundada em 1811. Possui uma coleção de aproximadamente 2.000.000 de exemplares e sua hemeroteca é a mais importante da América Latina. O edifício atual foi projetado pelo arquiteto Clorindo Testa em colaboração com Alicia Cazzaniga e Francisco Bullrich. Conta com nove salas de leitura com capacidade total de 940 leitores e, dentre outras dependências, um auditório e uma escola de bibliotecários.

Centro Cultural Recoleta
Biblioteca Nacional

Bar La Biela

Simplesmente o café mais famoso do bairro.

Circuito Turístico em Recoleta

Turismo em Recoletai

1 Biblioteca Nacional. 2 Praça República Oriental del Uruguay. 3 Praça Mitre. 4 Praça Francia. 5 Museu Nacional de Belas Artes. 6 Faculdade de Direito. 7 Praça “Torcuato de Alvear”. 8 Monumento ao Gral. C. M. Alvear. 9 “Palais de Glace”. 10 Av. Alvear e Hotel Alvear. 11 “Centro Cultural Recoleta”. 12 Basílica “Nuestra Señora del Pilar”. 13 Cemitério da “Recoleta”. 14 Área Gastronômica. 15 Bar “La Biela”.

Mais Argentina?

Veja tudo que falamos sobre o país dos hermanos!

Mais Buenos Aires?

Veja tudo que relatamos sobre a capital portenha

Tem mais no Blog da Naiade, também escrito por F.Medina

Vamos Viajar?

Convido você a conhecer a Naiade Viagens. Diferente de verdade, a empresa é admirada por seus clientes. Considerada no mercado como uma das primeiras Love Brands brasileira, a maior parte das viagens da Naiade são personalizadas e os grupos mundo afora são especiais e únicos.

 

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment