Livraria El Ateneu

Home/Argentina, Buenos Aires, Destinos/Livraria El Ateneu

Livraria El Ateneu

F.Medina em buscas das livrarias em Buenos Aires – Argentina – 04.12.2009

Eu escrevo livros, sou apaixonado pelos volumes em sua forma primária ( Papel ) e pelas lojas que os vedem. Na Argentina, as livrarias fazem a diferença. Sejam pequenas ou grandes, as lojas estão distribuídas por todas as cidades, atraindo diariamente nativos e turistas em busca de um bom lugar sentar, beber um café e ler.

Buenos Aires, vamos lá? De acordo com o jornal britânico “The Gardian” – A El Ateneo, que já abrigou um teatro de ópera (o Gran Splendid) e um cinema é uma das mais importantes livrarias do mundo. Conta com mais de 120 mil livros em suas prateleiras, um bar e um lindo café, localizado no palco do antigo teatro.

Apesar das mudanças, o prédio ainda mantém o sentimento do grande teatro. Por exemplo, as cadeiras em todo o edifício, incluindo os camarotes ainda intactos, podem ser usados para que os clientes mergulhem nos livros antes da compra, e agora há um café na parte de trás do que foi outrora o palco. O teto, os entalhes, as cortinas vermelhas do estágio, a iluminação do auditório e muitos detalhes arquitetônicos permanecem.

Desde a restauração da livraria original El Ateneo construiu outros sete locais (conhecido sob o mesmo nome) que estão localizados em Buenos Aires Federal (Florida 340, Florida 629, Juramento, Gran Splendid) e também nas cidades de Córdoba, Rosário, e Tucumán.

Para Saber Mais…

O edifício foi projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol para o empresario Max Glucksman (1.875-1946), e abriu como um teatro chamado Teatro Gran Splendid maio 1919. Os afrescos foram pintados pelo artista italiano Nazareno Orlandi, e cariátides esculpidas pela Troiano Troiani (cujo trabalho também graças a cornija ao longo do Palacio de la Legislatura de la Ciudad de Buenos Aires.

O teatro tinha uma capacidade de 1.050, e encenou uma variedade de performances, incluindo participações de artistas do tango Carlos Gardel, Francisco Canaro, Roberto Firpo e Ignacio Corsini. Glucksman começou a sua própria estação de rádio em 1924 (Radio Splendid), que transmitido a partir do prédio onde sua gravadora, Nacional Odeon, fez algumas das primeiras gravações dos grandes cantores de tango do dia. No final dos anos vinte do teatro foi convertido em um cinema, e em 1929 apresentou os primeiros filmes sonoros apresentados na Argentina.

O antigo teatro ornamentado foi arrendado pelo Grupo Ilhsa em fevereiro de 2000. Ilhsa, através Tematika, possui El Ateneo e livrarias Yenny (totalizando mais de 40 lojas), bem como a El Ateneo casa editorial. O edifício foi posteriormente remodelado e convertido em um livro e uma loja de música, sob a direção do arquiteto Fernando Manzone, o assento cinema foi removido e em suas prateleiras de livros lugar foram instalados. Após obras de remodelação, a 2.000 m² (21.000 m²) El Ateneo Grand Splendid que se tornou emblemática loja do grupo, e em 2007 vendeu mais de 700 mil livros, mais de um milhão de pessoas a pé através das suas portas anualmente.

Mais Livrarias em Buenos Aires?

Clássica y Moderna: A impressão é de estar em um café, mas trata-se de uma livraria requintada de Buenos Aires, digna de premiações do governo local, como a Medalha do Bicentenário, dada pela difusão, promoção e defesa do livro e da leitura. Conta com um restaurante e eventuais shows de tango e jazz. Endereço: rua Callao, 892, Recoleta. Tel.: 00xx 54 11 4812.8707

Walrus Books: Pequena e agradável livraria dedicada a livros em inglês. O dono, Geoffry, professor de inglês no Estados Unidos, se mudou para a Argentina depois de se apaixonar por Josefina, sua esposa. Nas prateleiras estão mais de 6 mil livros de diferentes temas, como literatura, história argentina e da América Latina, e poemas. Endereço: rua Estados Unidos, 617, San Telmo. Tel.: 00xx 54 11 4300.7135

Eterna Cadencia: Fundada em agosto de 2008, reúne obras de literatura nacional e internacional. Além produzir os próprios livros e de ser bem decorada, possui um aconchegante pátio (transformado em café) e um terraço que serve de ponto de encontro em eventos literários. Endereço: rua Honduras, 5574, Palermo. Tel.: 00xx 54 11 4774.4100

Boutique Del Libro: Se divide entre livraria e café. A boa notícia é que conta com os melhores livros das editoras locais, além de ceder espaço para eventos e lançamentos. A má notícia é que, na maioria das vezes, está lotada. Endereço: rua Thames, 1762, Palermo. Tel.: 00xx 54 11 4833.6637

 

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment