Parque Nacional dos Glaciares

Parque Nacional dos Glaciares

Eu e Carolina no Parque Nacional de los Glaciares – Argentina – 2009

Estivemos no Parque Nacional los Glaciares que fica na província de Santa Cruz, Argentina, e compreende uma superfície de 7.240 km², sendo o segundo maior do país. Este parque nacional argentino foi criado em 1937, invocando o seu nome em referencia aos glaciares que existem na área compreendida pelo parque (os maiores do mundo exceptuando os da Antártida).

O parque é limitado a oeste pela fronteira chileno-argentina abarcando parte do Campos de Gelo Sul e todos os glaciares que descem destes até ao lado oriental, e do lado Argentino podemos encontrar os glaciares. O glaciar mais conhecido é o glaciar Perito Moreno, mas nas proximidades encontram-se outros como o glaciar Spegazzini, o glaciar Upsala, ou oglaciar Onelli. Veja em outros posts nossa aventura próximo ao Glaciar Perito Moreno.

Os bichos, bem os bichos tem vários nomes estranhos. Da sua fauna destacam-se o condor, o puma, o huemul (cervo andino), o guanaco, o nandu-de-darwin, o culpeo e o touro selvagem. Em termos de flora encontram-se árvores da família Nothofagus como a lenga, o ñire e o coihue e também coníferas como o cipreste-da-patagónia, sendo importante também a presença de um arbusto de frutos saborosos o berberis buxifolia. A zona oriental do parque é maioritariamente estepe onde predominam o neneo, o coirón, a llareta e la jara.

Este parque nacional foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1981.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment