Naiade Maps - Patrimonios Unesco Brasil

 Patrimônios Mundiais no Brasil

Acompanhe nossas visitas aos diversos Patrimônios Mundiais Unesco. Abaixo vamos listar os brasileiros, e devidamente vamos os conectar com nossas viagens dentro do MundodeChico.com. Mais abaixo as visitas que já fizemos a Patrimônios Mundiais UNESCO Internacionais.

Lembrando que um lugar é  reconhecimento conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Mundial da Humanidade quando tem uma importância única para o mundo e a humanidade e obriga-se a estabelecer salva-guardas para garantir sua preservação para as gerações futuras.

Anualmente, o WHC (World Heritage Convention) (Convenção do Patrimônio Mundial) da UNESCO, realiza sua sessão e o Comitê do Patrimônio Mundial, órgão executivo do WHC, após minuciosos estudos, levantamentos científicos, visitas aos locais, informações históricas e outras investigações e análises (em alguns casos demora anos) propõe, aos países signatários, a inclusão de novos locais para integrar a Lista do Patrimônio Mundial.

Brasil – Histórico Cultural

1980 – A Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais

1982 – O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

1983 – As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina

1985 – O Centro Histórico de Salvador, Bahia

1985 – O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais

1987 – O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal

1991 – O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí

1997 – O Centro Histórico de São Luís do Maranhão

1999 – Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais

2001 – Centro Histórico da Cidade de Goiás

2010 – Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe

2012 – Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar

2016 – Conjunto Moderno da Pampulha

Brasil – Natural

Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná e Argentina

O Parque divide com o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, uma das maiores e mais impressionantes quedas d’água do mundo, que se estende por aproximadamente 2.700 metros. Essa área é o lar de muitas espécies de flora e fauna raras e ameaçadas de extinção; entre elas, a ariranha e o tamanduá-bandeira. As nuvens de pulverização produzidas pela queda d’água criam um ambiente propício para o crescimento de uma luxuriante vegetação.

Data de inscrição: 1986

Veja mais sobre o Parque do Iguaçu

 

1986 – Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná e Argentina

1999 – Mata Atlântica – Reservas do Sudeste, São Paulo e Paraná

1999 – Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica, Bahia e Espírito Santo

2000 – Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

2000 – Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas, Goiás

Os dois parques incluídos nessa designação abrigam exemplares da fauna e da flora e hábitats que caracterizam o Cerrado – um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo. Por milênio, esses locais têm servido de refúgio para várias espécies durante os períodos de mudanças climáticas e permanecerá vital para a manutenção da biodiversidade da região do Cerrado em flutuações climáticas futuras.

Data de inscrição: 2001

Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas

Picos da cordilheira submarina do Atlântico Sul formam o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas, ao largo da costa do Brasil. Essas áreas representam uma grande proporção da superfície insular da América do Sul e suas riquezas aquáticas são extremamente importantes para a reprodução e a alimentação do atum, bem como de espécies de tubarão, tartarugas e mamíferos marinhos. As ilhas são o lar das maiores concentrações de pássaros marinhos tropicais no Atlântico Ocidental. A Baía dos Golfinhos conta com uma população excepcional de golfinhos locais e, durante a maré baixa, a paisagem do Atol das Rocas torna-se espetacular, com lagoas e piscinas naturais repletas de peixes.

Data de inscrição: 2001

Alemanha

Logo para Mdc - Patrimonios Unesco

Vamos Viajar?

Logo para Naiade - Naiade Preto e Branco para site
Convido você a conhecer a Naiade Viagens. Diferente de verdade, a empresa é admirada por seus clientes. Considerada no mercado como uma das primeiras Love Brands brasileiras, muitas das viagens da Naiade são personalizadas e os grupos mundo afora são especiais e únicos.