Vulcão Cotopaxi no Equador

Home/Destinos, Equador, Quito/Vulcão Cotopaxi no Equador

Vulcão Cotopaxi no Equador

Vulcão Cotopaxi no Equador

Cotopaxi é um dos vulcões mais famosos da América do Sul e um dos mais ativos. Com seus 5911 m, também está entre os mais altos vulcões em atividade do mundo. O majestoso estratovulcão simétrico coberto de neve está localizado na Cordilheira Oriental dos Andes Equatorianos, 60 km ao sul de Quito.

No momento, está adormecido há mais de 70 anos, o que é um longo intervalo incomum em sua história recente. Ao andar pelo parque me assustei com as placas dizendo: Rota de Evacuacion…  Já pensou precisar usar?

Curiosidades:

Descobriu-se que um raro beija-flor de alta altitude (Oreotrochilus chimborazo) vive nas encostas de Cotopaxi entre 13.000 e 15.000 pés, onde nidifica em penhascos protegidos.

O cone íngreme de Cotopaxi possui crateras de cúpula aninhadas, cujo exterior mede 550 x 800 m de diâmetro.

Cronologia das Últimas Erupções:

Cotopaxi entrou em erupção mais de 50 vezes desde 1738. As erupções históricas mais violentas do vulcão Cotopaxi ocorreram em 1744, 1768, 1877 e 1904. suas erupções frequentemente produziam fluxos piroclásticos e fluxos destrutivos de lama. Sendo que alguns rastros de fogo viajaram mais de 100 km e alcançaram o Pacífico a oeste e a Bacia Amazônica a leste.

Em 1907: A última erupção significativa do vulcão Cotopaxi foi em 1907 e produziu explosões de cinzas e pequenos fluxos piroclásticos, mas nenhum fluxo de lava.

Em 1905 e 1906: As erupções em 1905 e agosto de 1906 consistiram em pequenas explosões de cinzas.

Em 1903 e 1904: Uma erupção de tamanho médio (VEI 3) começou em 26 de setembro de 1903 e durou até dezembro de 1904. A erupção ocorreu a partir da abertura central e produziu cinzas altas, fluxos piroclásticos e lavas. Durante as explosões ocorridas no dia 23 de outubro ou por volta de 23 de outubro, o jornal noticiou no dia seguinte: “Desde quinta-feira, foram registradas descargas elétricas no lado leste dos Andes. Rumos foram ouvidos perto das cidades nesta manhã e cinzas caíram por três quartos de hora “. (The Times, 25 de outubro de 1903, “COTOPAXI NA ERUPÇÃO”)

# Fica a dica do Chico

Não é só de vulcão que vive o Equador. Veja abaixo uma foto que tirei no sitio contrario ao que todos olhavam.

Para Saber Mais…

Quando no Equador tirei fotos do nosso amigo de diversos lugares. O enquadrei a partir de inúmeros ângulos, mas o demais mesmo foi visitar sua majestade no Parque Nacional criado em seu entorno. E não há muito segredo. as belas paisagens são fruto das erupções passadas, que por sua vez derreteram a neve nos flancos superiores, dando futura vida aos vales e aos lagos.

Acompanhe minha aventura no Parque Nacional Cotopaxi.

Comments

comments

Did you like this? Share it:
Por |março 21st, 2019|Destinos, Equador, Quito|0 Comentários

Sobre o Autor:

Leave A Comment