Centro Histórico de Quito

Home/Destinos/América do Sul/Equador/Quito/Centro Histórico de Quito

Centro Histórico de Quito

Centro Histórico de Quito

O Centro Histórico de Quito é considerado o mais bem conservado entre todos outros centros históricos na América Latina. Ganhou o selo da Unesco como Patrimônio da Humanidade e você se pergunta: o que foi que rolou neste lugar? Qual sua importância? Sim, por lá rolou muita coisa.

A história do Equador ficou marcada pelo fato do seu território ter sido o principal local de organização e desenvolvimento do império Inca. A partir do século XVI, especificamente em 1534, os espanhóis chegaram e começaram o processo de exploração e colonização do lugar.

Até 1822, quando o Equador conquistou a sua independência com relação à Espanha, houve muitos enfrentamentos com os incas, que acabaram derrotados. Um dos principais atores da batalha que resultou na independência equatoriana foi Simon Bolívar que, junto com o general Sucre, derrotou as tropas espanholas na batalha de Pichincha.

A partir de então o Equador passou a integrar a Grã Colômbia, que foi dissolvida em 1830. Foi só neste ano, portanto, que o Equador passou a ser totalmente independente.

Dali em diante, o país foi governado por forças liberais, conservadoras, ditatoriais e militares, que se revezaram no poder durante muitos anos. Em 1941 e 1942 o país esteve em guerra com o Peru, que saiu do conflito fortalecido, com a conquista de metade do território equatoriano e praticamente 100% da sua região amazônica.

Outro período de destaque do Equador em confronto com o Peru ocorreu em 1995, desta vez pela disputa territorial da região da bacia do Rio Cenepa, que deu o nome à guerra. Inclusive, o Brasil teve parte nesta história no momento de conciliação entre os dois países, que encerraram o conflito assinando o Protocolo de Paz, Amizade e Limites do Rio de Janeiro.

Depois de diversas experiências governamentais e instabilidade política, inclusive passando pela tensa ditadura militar de Gabriel García Moreno, o Equador aprovou uma Constituição e adotou o regime de governo democrático presidencialista.

 

 

 

 

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment