Parque Nacional Isla de Contoy – México

Parque Nacional Isla de Contoy – México

Parque Nacional Isla de Contoy – México

Isla Contoy, no estado de Quintana Roo, está localizada na confluência do Mar do Caribe e do Golfo do México, aproximadamente a 30 quilômetros ao norte de Isla Mujeres. A ilha tem apenas 8,5 Km de extensão e tem uma superfície de 317 hectares. Isla Contoy é considerada o local de nidificação mais importante de aves marinhas em todo o Caribe mexicano.

 

Parque Nacional Isla de Contoy – México

Protegida pelo governo mexicano desde 1961 e declarada Parque Nacional em fevereiro de 1998, a ilha é administrada em conjunto pela Organização Não-Governamental de Isla Mujeres, Amigos de Isla Contoy AC e pela Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas CONANP que depende da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Pesca (SEMARNAT).

Parque Nacional Isla de Contoy – México

Além de sua beleza incomparável, praias brancas de areia e palmeiras exuberantes, a ilha possui mais de cento e cinquenta espécies de aves migratórias e residentes. Os mais numerosos e fáceis de observar são a fragata, o pelicano-pardo e o cormorão-de-topete-duplo. Isla Contoy é também um importante local de nidificação para tartarugas marinhas.

 

Parque Nacional Isla de Contoy – México

A ilha também abriga um grupo de biólogos patrocinados pelo governo que monitoram e estudam continuamente o ecossistema da ilha. Também apoia o ecoturismo supervisionado e a pesca comercial regulamentada. As instalações existentes na ilha consistem em um centro de visitantes com um píer; um museu; uma loja de souvenirs; uma área de descanso com bancos e quiosques; uma grelha para churrascos; uma torre de vigia de vinte metros de altura e dois caminhos pedestres ao longo dos quais os visitantes podem aprender sobre a flora e a fauna locais. Um museu subaquático arqueológico e habitat artificial está em formação e deve ser visitado no início deste ano.

Parque Nacional Isla de Contoy – México

Antes de chegar à Isla Contoy, os visitantes podem parar no caminho e mergulhar na incomparável beleza do recife de Ixlache, lar de inúmeras espécies marinhas.

Parque Nacional Isla de Contoy – México

Apenas algumas empresas de turismo têm permissão para levar os hóspedes à ilha e apenas 200 visitantes são permitidos diariamente. Estes passeios partem da Isla Mujeres ou Cancun. Dependendo do tempo e do tipo de barco, a viagem deve levar de uma a duas horas. Se você planeja visitar a ilha em seu próprio navio, você deve primeiro pedir permissão, que pode ser providenciado nos escritórios do Parque em Isla Mujeres ou Cancun.

Lua de Mel Ricardo e Cristina na Riviera Maya
Clientes de Santo André – SP – Riviera Maya – 23.02.2012

O casal esta na Isla de Contoy

Ao chegar à ilha, os visitantes podem desfrutar de uma visita guiada liderada por um dos biólogos residentes. Depois de saborear uma deliciosa refeição destacada pela especialidade local, o BBQ Fish Tik-in-chik, os visitantes podem fazer uma viagem de observação de pássaros em um pequeno barco até o local da lagoa de nidificação de Puerto Viejo (doação de US $ 10). Parte das receitas de excursões, atividades adicionais e loja de lembranças, será usada para apoiar o trabalho científico contínuo que garantirá a conservação e sustentabilidade da ilha para o benefício das gerações futuras.

Os visitantes da ilha devem trazer óculos escuros, bonés, protetor solar biodegradável, repelente de mosquitos, equipamento fotográfico e binóculos.

 

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?