Tomando Gim no Reino Unido

Home/Destinos, Escócia, Europa, Inglaterra, Irlanda, Reino Unido/Tomando Gim no Reino Unido

Tomando Gim no Reino Unido

Tomando Gim no Reino Unido

Esta todo mundo curtindo Gin agora, e escrevo isto em 2018. Estou aprendendo a gostar. Lembrando que um dia quando jovem eu não gostava de cerveja, e hoje adoro.

Igual já fui para Chile, França e Argentina guiar grupos interessados em Vinhos. Assim como já fui para Praga, Austria e Alemanha atrás de cerveja. Você pode achar legal ir atrás de lugares legais que produzem e tomam Gin para caramba!

Então que tal, um dia ir para o Reino Unido?  A paixão dos britânicos pelo gim não é recente. Começou na Idade Média e por muitos anos a bebida esteve entre as mais consumidas na terra da Rainha. Aliás, foram os marinheiros britânicos que criaram a maravilhosa combinação Gin & Tonic – e a espalharam pelo mundo.

 

Nos últimos anos o gim virou uma verdadeira febre no Reino Unido. E uma arte. Destilarias inglesas centenárias se aprimoraram, e as tradicionais destilarias de uísque da Escócia também viram no gim novas oportunidades de negócio. A busca pela alta qualidade da água e dos grãos deram um impulso fenomenal na fabricação do gim, levando a bebida a ser hoje sinônimo de sofisticação e bom gosto. 

Então, aproveite a sua próxima viagem ao Reino Unido para descobrir mais sobre esta bebida centenária. Aqui vão dicas de destilarias e lugares perfeitos para apreciar um bom gim.

The Ginstitute, Londres

No The Ginstitute em Portobello a experiência é completa. Você começa conhecendo a história do gim no Reino Unido, cujo passado é um pouco trágico: nos anos 1800, o gim era uma bebida feita com as sobras dos grãos das cervejas, portanto muito barata. A população mais pobre de Londres rapidamente fez do gim um companheiro inseparável. O reflexo do álcool excessivo foi retratado na famosa gravura “Gin Lane” abaixo, em exposição no Museu de Londres, e culminou com alta de impostos e banimento da bebida pelo governo.

A história de como o gim renasceu como uma bebida sofisticada nos dias de hoje é contada por um especialista do The Ginstitute, que oferece ainda a oportunidade de fazer o seu próprio gim e experimentar alguns tipos diferentes ao longo do tour.

Destilaria Bombay Sapphire, Inglaterra

Com sua icônica garrafa azul cor de safira, o Bombay Sapphire já foi considerado o melhor gim do mundo. Apesar de hoje sofrer com a concorrência, este gim continua na lista de preferências da grande maioria. A destilaria em Hampshire (1h30 de Londres) permite conhecer a fundo o processo de fabricação do gim. Na estufa de vidro estão os diferentes botanicals (plantas) utilizados na produção da bebida.

Sessões de Gim & Jazz, Londres

No bar The Arch do hotel InterContinental Park Lane em Londres acontece o famoso Gin & Jazz, evento conhecido pelos apreciadores de gim. Ao menos uma vez por mês eles trazem ao bar alguns dos melhores artistas de jazz de Londres. Mas mesmo que a sua visita não caia na noite de Gin & Jazz, o bar The Arch é ainda assim recomendado: são mais de 40 tipos de gim do mundo todo e a possibilidade de um especialista servir gim em infusão, em uma xícara de chá. 

O tradicional gim de Plymouth, Inglaterra

Na costa sul da Inglaterra, em Plymouth, encontra-se a mais antiga destilaria de gim da Inglaterra, ainda em funcionamento: a Black Friars. O famoso “gim de Plymouth” é uma categoria de gim que se diferencia das outras por seu sabor amadeirado e terroso. É fabricado em Black Friars desde 1793, onde funcionava antes um mosteiro – de onde vem o nome da destilaria, frades negros. Na destilaria do Plymouth Gin, além da visita é possível fazer o seu próprio gim.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?