Raiatea – A ilha sagrada

Home/Destinos, Polinésia Francesa, Raiatea/Raiatea – A ilha sagrada

Raiatea – A ilha sagrada

Raiatea, A ilha sagrada é rica em significado cultural e histórico. Acredita-se ser o berço original da Polinésia, é lendária e também um jardim secreto de mitos antigos e templos escondidos. E por conta da herança fascinante, Raiatea se torna uma ilha única.

A lenda

Raiatea, que se traduz como “céu distante”, já foi o centro cultural e religioso das Ilhas da Sociedade. Conhecidas em lendas como Hawaiki, “a terra natal”, muitas culturas acreditam que é onde começou a grande migração polinésia, onde grandes canoas de vela de casco duplo partiram para colonizar o Havaí e a Nova Zelândia. Acredita-se também ser o local de descanso final para os espíritos desses ancestrais, e hoje a ilha se tornou um local de peregrinação hoje.

O local

Raiatea é a segunda maior das Ilhas da Sociedade, ao lado do Taiti. O tempo de voo é de cerca de 45 minutos de Papeete, ou apenas a poucos minutos das ilhas vizinhas de Huahine ou Bora Bora. A ilha compartilha sua extensa lagoa e recife de coral ao redor com a ilha irmã Taha’a. Esta localização central e a grande lagoa protegida fazem de Raiatea uma das melhores ilhas da Polinésia Francesa para a prática de vela, pesca de alto mar e mergulho.

Lazer

Raiatea serve como o centro náutico da Polinésia Francesa. A ilha abriga quase todas as empresas de vela e iate da região, incluindo a Tahiti Yacht Charter e a Archipels Cruises. Você os encontrará na cidade principal de Uturoa, uma pacata vila costeira que lembra Papeete de anos passados.

Raiatea é também a única ilha no Taiti com um rio navegável. O Rio Faaroa serpenteia por sua exuberante floresta tropical, proporcionando uma ótima maneira de explorar a ilha através de canoa, caiaque ou lancha.

A Natureza

O Monte Temehani, o equivalente polinésio do Monte Olimpo, ergue-se sobre a parte norte da ilha. Você pode caminhar até o topo deste vulcão extinto e encontrar o raro e sagrado Tiare Apetahi. Esta delicada flor só cresce em Raiatea e não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Os polinésios compartilharão com você uma lenda popular para explicar esse fenômeno, mas permanece um mistério botânico. Além disso, existem mais de duas dúzias de outras espécies de plantas nativas da ilha.

Marae Taputapuatea, na costa sudeste de Raiatea, é o maior (templo) ao ar livre na Polinésia Francesa. Você pode embarcar em um passeio de Jeep Safari na selva interna da ilha e prestar homenagem a este enorme sítio arqueológico, descobrindo outros pequenos remanescentes históricos ao longo do caminho.

Onde Ficar

Há dois hotéis pitorescos na ilha, bem como várias pensões e pensões. A primeira opção é o charmoso Raiatea Lodge Hotel, localizado na costa oeste da ilha. O segundo é o Opoa Beach Hotel, que apresenta chalés de madeira branca ao longo de uma linda praia em direção ao extremo sul da ilha.

Impressão final

Raiatea convida você a mergulhar nas histórias e lendas que cercam a antiga Polinésia. Se você está olhando para explorar suas selvas internas ou navegar pelas águas azuis safira em um catamarã fretado, esta ilha certamente cumprirá sua promessa.

O Vulcão 

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?