França e seus Diferenciais como uma Nação

Home/Destinos/Europa/França/França e seus Diferenciais como uma Nação

França e seus Diferenciais como uma Nação

França e seus Diferenciais como uma Nação

Eu a carol e a Soifa na barriga – Natal em Paris – 2010

Para ilustrar os diferenciais do país resolvi listar algumas curiosidades sobre o lugar, as pessoas e tudo mais. Boa Viagem Sempre!

Um pouco de geografia? A França é o maior país da Europa, e devido à sua forma de seis lados, a França é às vezes referida como como “hexágono”. Com uma área de 551 mil quilômetros quadrados, é quase um quinto da área total da UE. Um quarto é coberto pela floresta; sendo que somente a Suécia e a Finlândia têm mais.

Louis XIX foi o rei da França por apenas 20 minutos, o mais curto reinado – ele subiu ao trono francês em julho de 1830 depois que seu pai Charles X abdicou, ele também abdicou 20 minutos depois em favor de seu sobrinho, o duque de Bordeaux. Ele compartilha esse registro com o Príncipe Herdeiro Luís Filipe, que tecnicamente se tornou o rei de Portugal depois que seu pai foi assassinado, mas morreu de uma ferida 20 minutos depois.

Liberté, égalitié, fraternité que significa “liberdade, igualdade e fraternidade” é o lema nacional da França – apareceu pela primeira vez na época da Revolução (1789-1799) e foi escrito nas constituições de 1946 e 1958.

O exército francês foi o primeiro a usar camuflagem em 1915 (Primeira Guerra Mundial) – a palavra camuflagem veio do verbo francês ‘para compensar o palco’. Armas e veículos foram pintados por artistas chamados camofleurs.

Na França, você pode se casar com uma pessoa morta – de acordo com a lei francesa, em casos excepcionais, desde que também possa provar que o falecido teve a intenção de se casar enquanto viva e você recebe permissão do presidente francês.

A França foi o primeiro país do mundo a proibir os supermercados de jogar fora ou destruir alimentos não vendidos – desde fevereiro de 2016, as lojas devem doar desperdício para bancos de alimentos ou instituições de caridade.

Cerca de um milhão de franceses que vivem perto da fronteira com a Itália falam italiano – embora o francês seja a língua oficial e a primeira língua de 88 por cento da população, existem vários dialetos e línguas regionais indígenas, como alsacianos, bascos, bretões, catalães, Occitano e flamengo. Em uma escala maior, o francês é a segunda língua materna mais falada na Europa, depois do alemão e antes do inglês, e prevê tornar-se número um até 2025 devido à alta taxa de natalidade do país.

A Académie Française procurou preservar a língua francesa desde 1634 – tentando proibir, sem sucesso, palavras estrangeiras como blog, hashtag, estacionamento, e-mail e fim de semana. Foi iniciado por um pequeno grupo de intelectos franceses e oficialmente reconhecido por Louis XIII em 1635.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?