O Parque Terra Encantada

O Parque Terra Encantada foi durante mais de uma década uma das grandes atrações do Rio de Janeiro. Quem o projetou como o mais modernos parque de diversão do Brasil, jamais imaginou que tivesse uma vida tão breve, afinal foram somente 12 anos de operação. Sua temática tinha a ver com personagens da cultura brasileira e suas origens: indígena, africana e europeia.

Como todo parque, o Terra Encantada tinha uma Rua Principal com bares, restaurantes e várias lojas.A principal montanha-russa do parque, a Monte Makaya, foi a recordista em inversões no mundo (8 inversões ao todo) durante quatro anos, porém, foi superada pela Colossus, localizada no parque inglês Thorpe Park, que conta com 2 inversões a mais. Hoje em dia, a Monte Makaya é está em segundo lugar no ranking mundial de inversões.

Áreas Temáticas

A Terra Encantada estava dividida em diferentes áreas temáticas que retratam as origens do povo brasileiro. Andar pelo parque é admirar seu bonito cenário e claro andar nos seus brinquedos inovadores.

Rua Principal

Tinha sua temática voltada para o Rio de Janeiro antigo. A proposta era de se reviver os tempos da boêmia das antigas ruas do Rio de Janeiro. Com a decadência do parque, a Rua Principal perdeu a maioria de seu brilho e as lojas. Apenas algumas lanchonetes e os cenários da já encerrada “Bela, a Feia” compõem a estrutura temática. Veja abaixo suas atrações

Cine IMAX, o Cine IMAX seria o primeiro cinema deste tipo no Brasil, porém a estrutura foi montada de forma errada. O espaço está concluído,mas se tornou um espaço de reuniões.

Portal das Trevas, antiga atração que se consistia em um labirinto fantasma onde não podia tocar nos monstros, foi encerrada em 2010.

Terra Europeia

 Inspirada na cultura europeia, essa área do parque era a área de brinquedos extremos. Com o tempo toda a sua temática foi apagada, restando apenas alguns resquícios como a estação do Cabhum e o castelo, já deteriorado, da atração Chega Mais. Veja abaixo suas atrações

 

Cabum, Uma torre de 55 metros, que equivalia a um prédio de 16 andares, oferecia aos participantes a incrível experiência de uma verdadeira queda livre a 80 km por hora.

Monte Aurora, uma pequena montanha russa com descidas rápidas e diversos caracóis

Chega Mais, versão moderna do “bicho da seda”, une música e velocidade sobre trilhos, além de girar para frente e para trás.

Tornado, um carrossel voador popularmente conhecido como “Chapéu Mexicano”, nesse brinquedo, além da sensação de estar voando, tinha se uma vista de todo o parque.

Terra das Crianças

 A Terra das Crianças homenageava o futuro do mundo que são o público infantil. Composta de brinquedos clássicos.Veja abaixo suas atrações

 Vitória-Régia, atração tradicional, onde vitórias-régias gigantes giravam em várias direções sobre uma grande plataforma. Para completar, cada grupo poderá controlar o movimento de sua vitória-régia através de um volante central.

Piuí, Mini montanha-russa para as crianças. O trilho do Piuí formava um 8

Carrossel, o clássico carrossel, com centenas de luzes piscando e painéis pintados à mão.

  • Terra do João do Mato, grande playground infantil que tem a ecologia como tema. O cenário era composto por árvores, flores e animais gigantes.
  • Kart, uma corrida de kart por um circuito cheio de curvas e retas.
  • Trem Fantasma
  • Teco-Teco, reproduções autênticas de aviões biplano, que voam subindo e descendo, com o controle da garotada.
  • Zum-Zum,Mini-jatos em formato de inseto.
  • Bambalão,

 

Terra dos Índios

Homenageando os índios do Brasil, essa área temática possui as Corredeiras, um poderoso rio que deixará você totalmente encharcado!Veja abaixo suas atrações

Corredeiras, Um imenso canal com 600 metros de extensão por onde um bote com 9 passageiros vence as corredeiras de um rio selvagem.

Terra Africana

A Terra Africana foi planejada para expor aos visitantes as características da cultura africana na brasileira. O cenário nos primeiros anos do parque foi muito bem tematizado, e poderia até abrigar um Planet Hollywood. Porém com o tempo, toda o clima africano foi perdido e hoje só resta apenas traços, como a atração Tombô.

 

Monte Makaya, é a terceira maior montanha russa em número de inversões do mundo – oito vezes de cabeça para baixo! Além disso, tem uma descida de 37 metros de altura.

Caravela, uma enorme caravela que é balançada de um lado para o outro com a fúria de uma tempestade. Essa atração está presente nos melhores parques do mundo

Fórmula TE, auto – pista com modernos carrinhos de “bate – bate”, de design arrojado.

  • Tombô, o Tombô, que apesar de ser um brinquedo mais comum, era uma das maiores sensações do parque
  • Castelo das Águas

 

Com planos para ser inaugurado em 1999, o Castelo das Águas iria ter uma surpresa dentro dele, uma montanha-russa no escuro. Possuia uma bela tematização e funcionaria junto com o Show das Águas. Infelizmente esses projetos não chegaram a ser concluídos.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?