Habous

Habous é um distrito que sempre é visitado por quem quer conhecer Casa Blanca no Marrocos. Hoje, abriga muitos artesãos e especialmente livrarias. Foi erguido entre 1918 e 1955 para ajudar na acomodação dos muitos migrantes provindos dos quatro cantos de Marrocos, como estratégia política do marechal Lyautey que queria separar as áreas de residências dos europeus das outras dos marroquinos.

O nome “Habous” refere-se à assembléia religiosa tradicional responsável por organizar a alocação de habitação dentro de uma medina.  Lembre-se que Medina não um único lugar em um pais, e sim a designação de um formato de cidade. Veja mais aqui em MundodeChico.com.

Voltando ao nosso assunto, o bairro foi construído em um lugar dado por um certo Haim Bendahan à administração Habous. O distrito de Habous é um exemplo único de reconstruir uma medina ( este tipo de cidade ), respeitando o estilo tradicional e hábitos. Para tal, arquitetos franceses, incluindo Henri Prost, cumpriram as regras do planejamento urbano moderno.

O que visitar

O bairro Habbous é repleto de ruazinhas estreitas com suas casas atrativas, arcadas caiadas em branco, fontes decorativas e inúmeras lojas de souvenirs.  Uma bela mesquita de pedra adorna o bairro que conta com cafés e livrarias.

A bela Catedral de Notre Dame de Lourdes, desenhada pelo artista francês Gabriel Loire, com seus lindos vitrais, foi construída na década de 50 e é uma das poucas igrejas da cidade.  É um lugar muito agradável para passear e ter uma ideia do estilo de vida dos marroquinos.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?