Deusa Maia Ixchel

Deusa Maia Ixchel

Eu no templo maia a Ixchel nas Isla Mujeres – agosto de 2017

Um pouco de mitologia maia?

Segundo a mitologia Maia um deus todo poderoso chamado Itzama criou o mundo e se casou com a deusa da Lua chamada Ixchel. A ela se atribuem os fenômenos relacionados à Lua, a gravidez, a cura e a tecelagem. Geralmente é representada como uma anciã derramando um jarro cheio de água sobre a terra e/ou como uma anciã tecendo em um tear de cintura.

Do casamento dos pombinhos surgiram os deuses Yum Kaax (deus do milho), Ek Chuah… deuses dos sacrifícios e das estrelas. Também teve filhas, elas foram as deusas das águas, da noite e do paraíso.

Eu no templo maia a Ixchel nas Isla Mujeres – agosto de 2017

Templos

Seu templo se localiza na ilha Dcuzamil, da província de Ecab, hoje Cozumel, para onde seguiam canoas de peregrinos saindo do porto de Pole, hoje Xcaret. Este pessoal ia para lá para solicitar conselhos ao oráculo desta deusa, também muitas as mulheres jovens aproveitavam para pedir ajuda em suas gestações, para assim procriarem os filhos que seus esposos tanto desejavam.

Diz-se que Ixchel tinha sob sua proteção os peregrinos que visitavam sua ilha sagrada, Cozumel, sendo que no caminho, a meia viagem estava a Isla Mujeres, também envolvida em cultuar a deusa.

Para Saber Mais

Veja o nossa Página Guia para o México

Logo para Mundo de Chico - JPG - Mexico

Ou todo o nosso conteúdo sobre o Destino

Vamos Viajar?

Logo para Naiade - Naiade Preto e Branco para site
Convido você a conhecer a Naiade Viagens. Diferente de verdade, a empresa é admirada por seus clientes. Considerada no mercado como uma das primeiras Love Brands brasileiras, muitas das viagens da Naiade são personalizadas e os grupos mundo afora são especiais e únicos.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?