Rio Secreto

Rio Secreto. O que há de secreto. Adoro explorar cavernas. Eu já subi e passei através de passagens subterrâneas em muitos lugares do Brasil e do mundo, inclusive mergulhando. Quando estivemos no México, não tinha como deixar barato de me envolver com alguma destas atividades, afinal a Península Yucatán está repleta de incríveis cavernas… cheias de água.

Há algo emocionante em vagar pela escuridão, no fundo da Terra, sem ter certeza do que descobriremos na próxima curva. Ao visitar o Rio Secreto você terá uma amostra deste mundo mágico.

Acompanhe nossa aventura!

Eu e a Carol dentro da Reserva do Rio Secreto – México – 2014

Atravessamos a selva para uma das entradas das cavernas lideradas pelo nosso guia, que nos disse que as armadilhas da câmera nas proximidades tinham capturado recentemente imagens de onças selvagens que chamavam a casa da área.

Eu e a Carol na Bênção Maya do Rio Secreto – México – 2014

O submundo maia

Depois de caminhar pela mata da reserva, chegamos ao ponto onde participamos de um sagrado ritual de limpeza Maya usando fumaça. Um xamã local pede aos deuses da morte maia permissão para que possamos entrar em seu domínio.

Os mayas consideram essas cavernas um portal para Xibalba (também conhecido como “o lugar do medo”) – ou submundo maia. Esqueletos antigos, artefatos e petroglifos foram descobertos nos cenotes e cavernas que cobrem a Península de Yucatán. Alguns datam de 13.000 anos!
Cavernas como esta costumavam ser usadas para sacrifícios humanos e animais.

Esta parte da cultura maia é maluca, e quase ficou doido a estudando para meus livros As Crônicas de Ivi

Entrada ao submundo

Explorando as Cavernas do Rio Secreto

Existem algumas entradas diferentes nas cavernas, cobertas de vinhas. Black holes pronto para nos engolir na Terra. Nós alternamos nossos faróis e nos dirigimos para a escuridão, sem saber o que está por vir.

Rio Secreto é um labirinto de passagens e formações minerais dramáticas. A água goteia levemente dos extremos das estalactites no teto para as piscinas azuis prístinas em nossos pés. Esta água filtrou lentamente através da rocha porosa, e é por isso que é tão limpo.

Estamos testemunhando milhões de anos de história geológica ao caminhar e nadar através de diferentes câmaras.
A água está gelada, mas o ar está quente com umidade também. Espreitamos através de passagens de cavernas estreitas, às vezes com água até nossos baús. Mas também há câmaras maciças, grandes o suficiente para se encaixar em uma pequena casa dentro.

Nadando entre as formações

Ambientes de caverna calcárea como esta são muito frágeis. O Rio Secreto tomou grandes esforços para manter a área intocada, sem instalar caminhos de concreto ou toneladas de iluminação artificial cheesy. É só você e seu farol na escuridão.

Você tem que observar o seu pé, pois o chão da caverna muda constantemente de molhado e escorregadio até afiado e irregular. Parece uma aventura de espeleologia adequada! Nosso guia colocou ocasionalmente um par de poderosas lanternas à prova d’água na água, transformando-o em um gigantesco rio brilhante de luz azul.

Esta água é parte de uma intrincada rede de rios que flui sob o reservatório de calcário oco da Península de Yucatán. Na verdade, é o segundo maior sistema de rios subterrâneos do mundo. Diversos mergulhadores profissionais adoram as muitas cavernas subaquáticas da área.

Mas no Rio Secreto, o nível da água é superficial – permitindo que alguém explore essas cavernas a pé. Não há necessidade de equipamento de mergulho especializado ou treinamento caro.

Curiosidades

A gente pensa como tudo foi possível? Com intensão de financiar a conservação do lugar pelo resto da vida, em 2007, o dono do Rio Secreto decidiu permitir passeios ecológicos através de 10% da reserva natural.

Fica a Dica do Chico

O Rio Secreto está localizado a poucas milhas a sul de Playa del Carmen, na saída da rodovia 307 ao longo da Riviera Maya. É cerca de uma hora ao sul de Cancún, ou 40 minutos a norte de Tulum.

Se você não é muito claustrofóbico e adora explorar cavernas como eu, o Rio Secreto do México é uma experiência maravilhosa. Você vai se molhar. Mas não se preocupe, isso faz parte da diversão!

Certifique-se de trazer um maiô e uma toalha. O Rio Secreto fornece um traje de mergulho, sapatos de água, colete salva-vidas, capacete e luz.
As câmeras não são permitidas devido ao ambiente úmido e perigoso das cavernas. No entanto, a equipe treinada pode tirar fotos com equipamentos especiais, que você pode comprar no final do passeio.

Para Saber Mais

Veja o nossa Página Guia para o México

Logo para Mundo de Chico - JPG - Mexico

Ou todo o nosso conteúdo sobre o Destino

Vamos Viajar?

Logo para Naiade - Naiade Preto e Branco para site
Convido você a conhecer a Naiade Viagens. Diferente de verdade, a empresa é admirada por seus clientes. Considerada no mercado como uma das primeiras Love Brands brasileiras, muitas das viagens da Naiade são personalizadas e os grupos mundo afora são especiais e únicos.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?