Parque Nacional de Iguaçu

Parque Nacional de Iguaçu – Eu e a Carol – 2010

Em um dos meus textos eu brinco que do ponto de vista de quem já viajou muito:  é impressionate. As Cataratas? Não.. A organização do parque, e parece que você não esta no Brasil. Já estive diversas vezes por lá e se você gosta de cachoeiras… as que estão dentro do parque devem todo o respeito. Como já andei estudando, não há nada igual no mundo. E por isto que o mundo todo quando pensa em vir para cá … quer ver o Parque Nacional ou as Cataratas em primeiro lugar.

Parque Nacional de Iguaçu – Eu e a Carol – 2015

O valor ambiental e a beleza das paisagens fazem dessa unidade de conservação um patrimônio inigualável. Além de estar assentado sobre o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas mundiais de água subterrânea, o parque é considerado uma das últimas reservas florestais da Mata Atlântica e a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

Parque Nacional de Iguaçu – Eu e a Carol – 2010

Entre as muitas espécies faunísticas, algumas estão ameaçadas de extinção como a onça-pintada e o jacaré-de-papo amarelo, e outras são bastante raras como a jacutinga, o gavião-real e o papagaio de- peito-roxo.

A flora também é bastante diversificada: além de diversas orquídeas e bromélias, a área abriga espécies arbóreas de grande porte, tais como timbaúba, cedro, peroba-rosa, angico, canela, cabreúva, figueira-brava, pau-marfim e ipê.

Parque Nacional de Iguaçu – Foto de Francisco Medina – 2010

Os números referentes à diversidade faunística do parque mais uma vez impressionam: são 257 espécies de borboletas, 18 de peixes, 12 de anfíbios, 41 espécies de serpentes, oito de lagartos, 340 de aves e 45 de mamíferos, atraindo a atenção de vários pesquisadores que ali encontram fonte para relevantes trabalhos científicos.

Um pouco de História

A região foi objeto de disputa entre Portugal e Espanha por mais de dois séculos. Durante os séculos XVII e XVIII ocorreram inúmeros embates entre bandeirantes paulistas, com objetivo de escravizar os indígenas e expandir as fronteiras do império português; espanhóis, defendendo o território atribuído pelo Tratado de Tordesilhas; jesuítas defendendo um projeto de evangelização e de organização social dos indígenas; e os índios com a colaboração dos jesuítas, lutando contra a sanha exploratória dos dois primeiros. A garantia de que este território seria português e integrado ao mapa do Brasil veio com o Tratado de Madri (1750), celebrado entre Portugal e Espanha.

Embora tenha sido transformado em patrimônio nacional somente em 1939, o parque teve sua história iniciada em 1916, depois da passagem por lá de Alberto Santos Dumont. Ao se deparar com a exuberância e a beleza do lugar, o Pai da Aviação comprometeu-se a reivindicar, junto ao governador do estado do Paraná, a desapropriação da área. Três meses depois de sua partida, foi aprovado o Decreto nº 653 de 28 de julho de 1916, que declarou de utilidade pública uma área de 1.008 hectares.

Em 1939, o parque passou a ocupar uma área de aproximadamente 185 mil hectares em solo brasileiro que, juntamente com o Parque Nacional Del Iguazu, em território argentino, somam 260 mil hectares.

Parque do Iguaçu em MundodeChico.com

A denominação Iguaçu vem do guarani (i – água; guaçu – grande) e foi dada pelos índios caingangues, antigos habitantes desse fantástico ecossistema. Agora vamos nos divertir? Abaixo uma relação do que pode ser feito dentro do Parque Nacional, tendo em vistas as experiências do Chico e seus clientes.

Parque Nacional de Iguaçu – Eu  – 2013 – Vazão Recorde

Veja mais sobre minha visita diante a vazão recorde

Eu e a Carol – Final do Rafting no Rio Iguaçu – 07.08.2010

Rafting no Rio Iguaçu do ladinho das Cataratas! E neste rio o praticante não é espectador, mas sim protagonista. A emoção de enfrentar a correnteza do Rio Iguaçu é única. Neste passeio, a força nos braços e sentir a companhia do grupo fazem a diferença para chegar ao objetivo final.

Veja o Rafting no Rio Iguaçu

Relação com o Universo Ivi

Parque Nacional de Iguaçu – Foto de Francisco Medina – 2010 ( Lugar Sagrado )

#ficaadicadochico 1

Parque Nacional de Iguaçu – Eu  – 2010

Para Saber Mais …

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, de autoria do presidente Getúlio Vargas. Está localizado a 637 quilômetros da capital do estado do Paraná, Curitiba, na região de tríplice fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai.

Apesar de não ter sido tombado como Patrimônio Nacional, é protegido como Parque Nacional por sua característica predominantemente paisagística e ecológica.

Em 28 de novembro de 1986, a unidade de conservação foi inscrita pela Unesco na Lista do Patrimônio Mundial.

O Parque Nacional do Iguaçu, segundo mais antigo do Brasil e o maior fora da Amazônia, foi determinado Patrimônio Natural Mundial pela importância dos remanescentes de Mata Atlântica e pelo espetacular conjunto das quedas d’água que formam as Cataratas, o que o faz um dos recantos turísticos mais visitados do País, referência internacional de gestão de áreas e parques protegidos.

O Parque do Iguaçu é dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil.

Veja mais sobre o Parque do Iguaçu

Vamos Viajar?

Logo para Naiade - Naiade Preto e Branco para site
Convido você a conhecer a Naiade Viagens. Diferente de verdade, a empresa é admirada por seus clientes. Considerada no mercado como uma das primeiras Love Brands brasileiras, muitas das viagens da Naiade são personalizadas e os grupos mundo afora são especiais e únicos.

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?