Museu D’orsay

Museu D’orsay

Imagem para MDC - Chico no Muse de Orsay Paris 01

Chico no Museu de Orsay – Paris – França – 09.06.2013

O Museu de Orsay em Paris, situa-se à margem esquerda do rio Sena, e de longe quem vê e não gosta de museu…o acha mais um prédio bonito na paisagem. Mas lá dentro o bicho pega, e as coleções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914.

Entre outras, estão aí presentes obras de Van Gogh, Monet, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon. Existem também exposição temporárias que decorrem paralelamente à exposição permanente. E olha eu ai abaixo…pagando um pau para o Noite Estrelada… este quadro  do Van Gogh é lindo!!!!! e sempre tive vontade de o ver.

Imagem para MDC - Chico no Muse de Orsay Paris 03 - Noite estrelada

Chico no Museu de Orsay – Paris – França – 09.06.2013

História

O edifício, que actualmente alberga o museu, era originalmente uma estação ferroviária, Gare de Orsay, construída para o Chemin de Fer de Paris à Orléans (em português, Caminho de ferro de Paris a Orleães), no local onde se erguera até 1871 um antigo palácio administrativo, o Palais d’Orsay. Foi inaugurado em 1898, a tempo da Exposição Universal de 1900. O projecto foi do arquitecto Victour Laloux.

Em 1939, deixou de ser o terminal da linha que ligava Paris a Orleães devido ao comprimento reduzido do cais, passando a ser apenas uma estação da rede suburbana de caminhos de ferro; e mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial serviu de centro de correios. A estação foi fechada a 1 de Janeiro de 1973.

Em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço num museu. Foi inaugurado pelo presidente de então, François Mitterrand, a 1 de Dezembro de 1986. Os arquitectos Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon foram os responsáveis pela adaptação da estação.

Imagem para MDC - Chico no Muse de Orsay Paris 02

Chico no Museu de Orsay – Paris – França – 09.06.2013

Coleções

As coleções do museu provêm essencialmente de três locais: do museu do Louvre, as obras de artistas nascidos a partir de 1820, ou que tenham emergido no mundo da arte com a Segunda República; do museu do Jeu de Paume, as obras impressionistas desde 1947; e do museu de arte moderna de Paris, as obras mais recentes. Estas colecções abrangem várias vertentes das artes plásticas tais como a pintura, a escultura, a fotografia entre outras.

Dica do Chico #1

O Museu conta com dois excelentes cafés e um magnífico restaurante. Almocei por lá, e me deu a impressão de estar em outro tempo.

Dica do Chico #2

Programe com a Naiade Viagens uma visita guiada ao Museu. E quase que impossível entender tanta preciosidade sem alguém explicando tudo para você.

Dica do Chico #3

Se não quer um guia estude antes sobre o impressionismo. Vale a Pena.

Dica do Chico #4

Vá muito mais longe e combine a vistia ao Museu com um passeio pelos lugares onde os pintores viveram, e se inspiraram para pintar os quadros.

Para Saber Mais…

Logo para Mdc - JPG - MundodeChico na Franca

Vamos Viajar?

Logo para Naiade - Naiade Preto e Branco para site

Convido você a conhecer a Naiade Viagens. Diferente de verdade, a empresa é admirada por seus clientes. Considerada no mercado como uma das primeiras Love Brands brasileiras, muitas das viagens da Naiade são personalizadas e os grupos mundo afora são especiais e únicos.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?