Canal do Panamá

Canal do Panamá

Canal do Panamá – Eu em julho de 2013

Devido eu ser formado em comércio exterior, o lugar do qual vamos falar aqui sempre foi famoso e importante para mim. E tem gente que mal imagina que tudo isto existe. Lembrando claro… que gosto é gosto. E que entendo, se para muitos tudo isto pode ser só uma eclusa, ou um canalzinho qualquer….

Qualquer? O Canal do Panamá tem 81 quilômetros de extensão, ligando assim o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, do país. É considerado como fundamental para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios, visto que a rota alternativa 9 contorna ( e antiga ) o Cabo Horn.

A história de sua construção é doida, e até envolveu o mesmo cara que fez a Torre de Paris. O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914. Os Estados Unidos e a China são os principais usuários do canal.

A Sofia também esteve por lá… Não deve ter entendido nada…

O canal do Panamá possui dois grupos de eclusas no lado do Pacífico, em Pedro Miguel e Miraflores e outro grupo no lado do Atlântico, Gatún, onde fomos conhecer.

É para impressionar, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 140 metros de altura e pesam 745 toneladas cada uma, e são tão bem contrabalançadas que um motor de 56kW é suficiente para abri-las e reabri-las.

 

Juliano e Leslie de Irati – Paraná – Canal do Panamá – 2011

 

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?