Mc University

F.Medina como trainee na Univerdade do Hamburguer – 03.12.1997

A Universidade do Hambúrguer foi inauguração em 17 de outubro de 1997. Para quem realmente estuda administração por que gosta de empresas, como foi meu caso, trabalhar no Mc Donald’s  era… ou foi um sonho.

Veja pela data da foto 03.12.1997. Fiz parte de um dos primeiros grupos a frequentar as aulas da instituição. Na época foram escolhidos alguns trainees como eu, alguns dos pretendentes a franqueados, e por fim alguns dos funcionários antigos. Pela cultura da empresa quem tirava as melhores notas era certificado no final com um Pin Especial ( a casquinha de chocolate ). Qual minha surpresa em descobrir que não só ganhei a tal casquinha, como também em outro curso técnico levei um Pin Azul especial do pessoal da manutenção.

Além da matriz nos EUA, existem outras seis unidades desta universidade no mundo: Brasil, Alemanha, Japão, Inglaterra, China e Austrália. A unidade brasileira, administrada pela Arcos Dourados, é a única da América Latina e oferece cursos e treinamentos para funcionários e parceiros do sistema McDonald’s de 20 países da região.

F.Medina e Claudio na frente do prédio

Mais de 52 mil pessoas de toda a América Latina já participaram de cursos e atividades educacionais na unidade brasileira da McDonald’s University  A maioria dos cursos é dirigida a funcionários de diversos níveis gerenciais e de liderança, tanto dos escritórios quanto dos restaurantes. Franqueados e fornecedores do Sistema McDonald’s também podem frequentar as atividades e a instituição oferece ainda palestras e visitas abertas à comunidade, estudantes e interessados em geral.

Para Saber Mais…


McDonald’s University completa 15 anos
e é reconhecida como marca mais lembrada na educação corporativa

Unidade brasileira de uma das principais universidades corporativas do mundo passa a oferecer nova grade de cursos e ganhou certificação LEED. Referência internacional no treinamento de pessoas e desenvolvimento de líderes, a McDonald’s University, também conhecida como Universidade do Hambúrguer, acaba de ser reconhecida pelo prêmio Top of Mind, do jornal O Estado de S. Paulo. A McDonald’s University foi uma das primeiras universidades corporativas do mundo e a primeira do setor de restaurantes. Inaugurada em 1961, em Illinois (EUA), em um restaurante McDonald’s, a instituição se destina ao ensino e à pesquisa de todos os aspectos de produção dos alimentos e operação dos restaurantes. Ao longo dos anos, ampliou suas atividades e se tornou o centro global de excelência para o treinamento e desenvolvimento de profissionais.

Uma universidade corporativa sustentável

Com a reforma, as novas instalações foram organizadas para proporcionar o uso racional dos recursos naturais, seguindo um modelo estrutural mais eficiente. O edifício obteve o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), já outorgado ao restaurante McDonald’s de Bertioga (SP), primeiro restaurante da América Latina a conseguir a certificação que é concedida pelo U.S. Green Building Council a empreendimentos que atendem critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção. A empresa tem ainda outros dois restaurantes em processo de obtenção do selo na América Latina: na Costa Rica e Argentina.

A preocupação com a sustentabilidade esteve presente em todas as fases da reforma da McDonald’s University. As paredes de todos os pavimentos, incluindo escritórios, sanitários e recepção, foram pintadas com tinta livre de metais pesados, produzida com baixa emissão de poluentes. Houve ainda um gerenciamento de todo o entulho gerado pela obra. Metal, papelão e madeira foram separados em caçambas distintas. Este material foi recolhido por uma empresa especializada e encaminhado para empresas recicladoras. O restante do entulho seguiu para aterros devidamente credenciados. Só de metal, foram encaminhadas para a reciclagem mais de seis toneladas.Entre outros itens, foram instalados vasos sanitários com válvulas para resíduos líquidos e sólidos, o que pode significar um consumo de água cinco vezes menor se comparado aos modelos convencionais. As torneiras também geram uma grande redução no desperdício de água – até 55% menos do que as torneiras padrão.

Os equipamentos eletrônicos atuam com o sistema Energy, que aumenta o desempenho, e a iluminação conta com o sistema de LED para consumir menos energia com maior potência e vida útil. O projeto de iluminação, além de permitir vários formatos, dependendo da necessidade, prevê o uso racional, fazendo proveito da luz natural que entra nos espaços. O mobiliário foi feito com madeira certificada e o carpete foi fabricado com desperdício mínimo de matéria-prima e energia.

Construída nos moldes da matriz nos EUA, a McDonald’s University no Brasil está instalada em uma área de 3.500 m2. A estrutura, que comporta o atendimento simultâneo a mais de 300 alunos, inclui um auditório para 160 pessoas, salas para aulas e reuniões com cabines de tradução simultânea, o Centro de Nutrição McDonald’s, sala de acervo com livros, vídeos, CDs, revistas e material de treinamento e uma área de convivência com wi-fi. A instituição tem ainda uma quadra esportiva, churrasqueira e uma academia de ginástica que contribuem para a integração de alunos, professores e funcionários.

Comments

comments

Did you like this? Share it:

Sobre o Autor:

Leave A Comment

Você é humano?